Em Êxodo 21:26 há uma lei que diz que todo escravo deve ser posto em liberdade quando o seu olho for furado.
A Escritura diz em Juízes 16:21 que cortaram os cabelos de Sansão, tornaram-no como escravo e furaram os seus olhos.
O que Sansão (nem os filisteus) provavelmente não sabiam era da existência desta lei.
O interessante nisso tudo é que, no versículo 22 de Juízes 16, diz que logo após furarem os olhos de Sansão, os seus cabelos começaram a crescer de novo!
“Então, os filisteus pegaram nele, e lhe vazaram os olhos, e o fizeram descer a Gaza; amarraram-no com duas cadeias de bronze, e virava um moinho no cárcere. E o cabelo da sua cabeça, logo após ser rapado, começou a crescer de novo.” (Juízes 16:21-22 ARA)
Ok… talvez possa ser apenas uma coincidência na Bíblia. Mas particularmente acredito que era a Lei de Deus se cumprindo: Sansão já não era mais um escravo. Ele estava livre!
A desobediência a Deus nos torna escravos do maligno. A Escritura diz que nos fazemos servos de quem obedecemos (Romanos 6:16). Portanto, se Sansão não obedeceu a Deus (guardando o seu segredo) então ele deixou de ser “escravo” de Deus e passou a ser escravo dos filisteus.
No entanto, a Palavra de Deus continua válida mesmo quando falhamos. A partir do momento em que furaram os olhos de Sansão, no mundo espiritual, a escravidão que ele próprio deu legalidade foi quebrada e Sansão passou a ser livre!
Agora espiritualmente livre, Sansão precisava decidir a quem ele queria servir — a quem ele queria pertencer!
No verso 28 deste capítulo de Juízes vemos que Sansão, espiritualmente livre para poder escolher, escolheu voltar a pertencer a Deus!
Isso me fez lembrar o que diz um outro decreto no mesmo capítulo mencionado em Êxodo: “Então, o seu senhor o levará aos juízes, e o fará chegar à porta ou à ombreira, e o seu senhor lhe furará a orelha com uma sovela; e ele o servirá para sempre.” (Êxodo 21:6 ARA)
Nós estávamos condenados a morte eterna. Estávamos presos à escravidão do pecado. Jesus nos comprou e nos tornou livres. A questão é: o que você fará com a sua liberdade?
Eu escolho me voltar para Jesus, dizer que Ele é o meu Senhor e serví-Lo para sempre!
A única prisão que vale a pena é se prender a Deus. É voluntária e a permanência depende da nossa decisão. Além disso, essa é a maior forma de liberdade que existe! Qualquer outra “liberdade” é ilusão.
Resista se prender a sentimentos, coisas ou pessoas. Prenda-se só a Jesus.
Autoria: Alisson AR